A maioria dos jovens sonha com o primeiro emprego, mas sofrem por não terem justamente o que procuram: experiência. Para ajudar nessa relação entre candidato e empresa, a unidade do Senac em Taubaté está com vagas gratuitas disponíveis para a capacitação de jovem aprendiz na cidade.

Nos últimos dez anos, cerca de 2 mil jovens já foram preparados pela instituição, mas a expectativa é melhora esse quadro de recrutamento.

"Nós podemos atender mais alunos. Esse programa tem a possibilidade de ser estendido, mas precisamos que as empresas entendam a importância do primeiro emprego", alertou Thamara Moretti, coordenadora do projeto.

De acordo com a legislação do Ministério do Emprego e Trabalho, as empresas de médio e pequeno porte são obrigadas a contratarem jovens entre 14 e 24 anos. O número de contratação varia de 5% a 15% dependendo do quadro de funcionários.

A estudante Mariana Moreira foi selecionada aos 16 anos por um supermercado e logo foi encaminhada ao curso de capacitação. Durante o período de apredizagem, ela dividiu o tempo entre sala de aula e o local de trablho.

"Ter o seu próprio dinheiro e poder investir no seu futuro gera uma grande ansiedade. Poder começar cedo dá para adquirir novas experiências e mais para frente isso vai ajudar bastante", disse a jovem.

Um dado de um supermercado de Taubaté aumenta as expectativas do jovens. De acordo com o gerente Paulo Roberto, mais da metade pode ser efetivado. "O número de contratação das pessoas que começam como jovem aprendiz pode chegar até 60%", falou.

A informação ajuda a maioria dos jovens a alcançar o que tanto querem logo no começo da carreira. "Ser efetivado é o que todo jovem aprendiz quer, a gente já entra pensando nisso e estou me esforçando", disse a aprendiz Thais Oliveira.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

R E S P O N D A

Qual assunto você quer para uma palestra?

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

reforma3.jpg
Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8 às 18 horas
SEDE: Av. Dr. Mário Galvão, 56 - Jardim Bela Vista - São José dos Campos/SP - CEP 12209-004 - Tel.: (12) 3921.2455
SUBSEDE Caçapava: Rua Professor Lindolfo Machado, 39 - Centro - Caçapava/SP - CEP 12281-560 - Tel.: (12) 3653.4462
SUBSEDE Jardim Satélite: Rua Polar, 33 - Jardim Satélite - São José dos Campos/SP - CEP 12230-240 - Tel.: (12) 3933.4260
Copyright @ 2017 Sindicato dos Empregados no Comércio de São José dos Campos e Região. Todos direitos reservados.
Topo